segunda-feira, 28 de abril de 2014

Iguatu recebe secretários da região para Oficina do Sistema Nacional de Cultura

Os secretário se reuniram no auditório da Escola de Música Popular (Foto: Paulo Ricardo/Iguatu.Net)
O Auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira da cidade de Iguatu foi palco de uma oficina onde debateu o Sistema Nacional de Cultura. O momento realizado nesta segunda-feira (28) promovido Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e a Prefeitura Municipal de Iguatu, reuniu representações das mais variadas regiões.
O debate contou com a presença do Prefeito Aderilo Alcântara e de secretários municipais das regiões do Sertão dos Inhamun e Central, Cariri e Centro Sul-Vale do Salgado que se inscreveram ao longo desse mês através de endereço eletrônico.
Segundo Renato Remigio consultor da Unesco, no qual esteve representando o Ministério da Cultura As oficinas estão sendo destinadas aos responsáveis pela execução dos planos de trabalho para implantação da nova plataforma, “esse momento serve para acompanhar esse processo de adesão e manuseio, pois só assim de forma organizada, que os recursos serão destinados aos municípios” explicou Renato.
A nova iniciativa, pretende informar aos participantes como cadastrar o plano de trabalho para o desenvolvimento do Sistema através da plataforma de integração e monitoramento, uma ferramenta virtual que os gestores vão precisar manejar, “agora é o momento da sociedade participar, seja em forma de conselhos ou como cidadão comum, para trabalharmos em comunhão na construção novos meios culturais em nosso município” disse Diana Mendonça secretária de Cultura de Iguatu.
Dos 184 municípios cearenses, 117 já aderiram ao sistema, o que inclui a criação de órgão gestor, a realização de conferência municipal e a instituição do Conselho Municipal de Política Cultural, do Fundo Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura. “Espero que o sistema torne nossa gestão ainda mais eficaz, e participativa. E tudo parte de um melhor uso dos recursos públicos”, afirmou, Aderilo Alcântara.
Fonte: Iguatu.net