EDITAL IGUATU.DOC

MOSTRA DE CINEMA DE IGUATU
INSTITUTO AGUABOA CULTURAL

EDITAL Nº 01/2014
PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA REALIZAÇÃO DO VÍDEO “IGUATU.DOC”
A MOSTRA DE CINEMA DE IGUATU através do INSTITUTO AGUABOA CULTURAL em parceria com a SECULTFOR- através da VILA DAS ARTES e PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUATU através da SECRETARIA DE CULTURA DE IGUATU vem tornar público o presente EDITAL regulamentando as condições para realização do projeto audiovisual IGUATU.DOC, e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos estabelecidos a seguir:
1. DO OBJETO
1.1. Constitui objeto do presente EDITAL o estímulo à realização de projeto audiovisual coletivo homenageando a cidade de IGUATU através de 05 vídeos tendo como título e tema central uma rua, local, personalidade e/ou história iguatuense.
O vídeo coletivo será composto de 05 (cinco) vídeos no gênero DOCUMENTÁRIO cada um com duração entre 01 (um) e 05 (cinco) minutos, compondo ao final uma obra coletiva.
Os vídeos individuais devem ter propostas autorais e artísticas, inéditas, usando os espaços/locais como inspiração para desenvolver um conteúdo audiovisual que verse sobre a cidade de Iguatu;
A comissão de seleção poderá selecionar até 05 projetos dentre os inscritos, ou caso os projetos inscritos não obedeçam aos critérios dispostos nesse edital, poderá ser convidado um realizador audiovisual ou pessoas de notório saber para realizar vídeos que complementem os 05 (cinco) vídeos individuais propostos pelo projeto.

1.1.1. Para efeitos deste Edital, determina-se que:
a) PROPOSTA AUDIOVISUAL, AUTORAL E ARTÍSTICA é aquela capaz de ser captada e reproduzida por suporte digital, com duração entre 01 e 05 minutos, de caráter documental, cujo teor não se preste a fins publicitários, institucionais, religiosos ou político-partidários.
b) SINOPSE é um resumo da história a ser transformada em roteiro e posteriormente em vídeo, contada resumidamente e em forma literal e contendo informações sobre os personagens principais, local onde se passa a história e enredo.

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1. Estão habilitados a participar do presente EDITAL, pessoas físicas, maiores de 18 anos ou menores de 18 anos (por meio de seu representante legal) que residam em Iguatu há pelos menos 1 (um) ano.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Os projetos deverão ser enviados até o dia 23 de maio de 2014 para o email: mostra.cinema@yahoo.com.br    sob os cuidados da Equipe da Mostra de Cinema de Iguatu.
3.2. Deve constar no email uma sinopse com no mínimo 20 linhas, sendo aceito fotos do local e as informações do proponente.

Título do Projeto
Nome do Candidato
Endereço do Candidato
Data de Nascimento
Email
Telefone
Sinopse da proposta de que trata o vídeo proposto de no mínimo 20 linhas.

4. DOS IMPEDIMENTOS
4.1. Cada proponente pode apresentar quantos projetos quiser, mas só poderá ter um projeto selecionado, estando vedada a sua participação como co-diretor (a) de outro vídeo do projeto.


5. DA SELEÇÃO
5.1. Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por representantes do Instituto AguaBoa Cultural e parceiros do projeto, ou indicados por estes, que levarão em consideração a qualidade artística, originalidade da proposta, exequibilidade dos prazos e viabilidade de produção.
5.2. No período compreendido entre os dias 23 de maio a 03 de junho de 2014, a comissão de seleção analisará os projetos, sendo o resultado da seleção, assim como a lista de classificáveis, divulgados a partir do dia 05 de junho de 2014, no site da Sec. De Cultura de Iguatu e página da Mostra de Cinema de Iguatu no Facebook e os selecionados serão comunicados pela comissão da Mostra de Cinema de Iguatu.
5.3. Depois de divulgada a relação dos selecionados, havendo desistência ou qualquer impedimento para execução do projeto, a comissão de seleção deverá indicar outro projeto para ser realizado, obedecendo a ordem de seleção.

6. DAS RESPONSABILIDADES
6.1. Cada selecionado deverá obrigatoriamente participar de um workshop de 04 (quatro) horas, oferecido gratuitamente pelo Instituto AguaBoa Cultural, durante o período de realização(data a definir) na cidade de Iguatu, quando receberá orientações para melhor desenvolver o projeto, levando em consideração sugestões da comissão de seleção e do orientador  (Equipe da Mostra de Cinema de Iguatu) visando primar pela qualidade técnica e artística do produto final, que é o vídeo coletivo;
6.2. Cada selecionado deverá indicar uma pessoa responsável pela produção para participar do workshop, onde receberá as orientações sobre o planejamento e a execução de seu vídeo, visando à exequibilidade do projeto coletivo;
6.3. O não comparecimento do diretor, do produtor, e dos técnicos ao workshop, sem justificativa plausível, ocasionará a eliminação do projeto e consequentemente a convocação de outro projeto, obedecendo ao resultado de classificação.
6.4. Cada selecionado é responsável por entregar à Coordenação da Mostra de Cinema de Iguatu, quando do agendamento de suas datas de gravação, autorização de uso de imagem e som, caso o projeto em questão aborde a vida de personagens reais ou disponha de imagens e vozes desses personagens.
6.5. A orientação para a realização e a edição dos vídeos é de reponsabilidade da equipe da Mostra de Cinema de Iguatu. Todas as clausulas é de responsabilidade do Instituto AguaBoa Cultural.
6.6 - Quaisquer outros custos de produção não mencionados nesse edital ficam por conta do realizador e sua equipe.

7. DA REALIZAÇÃO DOS VÍDEOS
7.1. Para realização do projeto cada selecionado poderá dispor dos seguintes equipamentos e acessórios.
a) 1 câmera 7D Canon EOS (1080 linhas), 1 tripé com cabeça fluída e 3 baterias,;
b) 2 cartões de memória de 16GB;
c) 2 microfone direcional, 2 vara de boom, 2 microfone lapela, 1 mixer, 1 gravador de áudio e 1 jogo de pilhas e baterias;
d) 1 Kit de luz (que poderá ser dependendo da disponibilidade kit Fresnel ou Kit Kinoflood), 40m de prolongas, 1 jogo de banquetas, 1 praticável (1/2m ou 1m, de pendendo da disponibilidade);

7.2. Quaisquer outros custos de produção não mencionados nesse edital ficam por conta do realizador e sua equipe.
7.3. Os realizadores terão até ½ diária de 04 (quatro) horas (dia ou noite), que deverão ser marcadas até 05 (cinco) dias depois do resultado do Edital, obedecendo ao prazo de gravação do projeto, que será em junho de 2014 na cidade de Iguatu-Ce.
A ordem de gravação dos projetos, agendada em comum acordo entre os selecionados e a Coordenação da Mostra de Cinema de Iguatu, deverá ser rigorosamente cumprida. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes disponibilizará um técnico para acompanhar as gravações.

8. DIREITOS AUTORAIS, PATRIMONIAIS E CRÉDITOS
8.1. Cada realizador detém o direito autoral sobre o vídeo realizado por sua equipe, podendo dispor dele para exibições, mostras, festivais ou comercialização, sempre mencionando o crédito de realização do Instituto Agua Boa Cultural/ Mostra de Cinema de Iguatu através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes e Secretaria de Cultura de Iguatu além dos créditos dos demais apoiadores e patrocinadores que venham se unir ao projeto.
8.2. Qualquer premiação por funções técnicas, seja em troféu ou capital, pertencem ao realizador e a sua equipe. Prêmios como de Melhor Produção, Melhor Vídeo (curta) ou outras categorias que venham representar o conjunto da obra, como troféus e capital pertencem a Mostra de Cinema de Iguatu, representado pela Instituto AguaBoa Cultural
8.3. A Mostra de Cinema de Iguatu, representado pelo Instituto AguaBoa Cultural, detém os direitos patrimoniais sobre os vídeos, podendo exibi-lo em formato inteiro, com os 05 (cinco) episódios, ou separadamente em episódios isolados. Somente a Mostra de Cinema de Iguatu poderá inscrever em editais e mostras e outros eventos, assim como negociar exibições comerciais, o vídeo contendo os 05 (cinco) episódios.
8.4. O realizador receberá ainda um DVD contendo uma cópia referente ao seu projeto individual, assim como outro DVD com o vídeo finalizado contendo os 05 (cinco) episódios.
8.5. As logomarcas dos realizadores e patrocinadores deverão ser utilizadas em cartela-padrão definida pela Coordenação da Mostra de Cinema de Iguatu.
8.6. Os episódios individuais, quando exibidos separadamente, também deverão apresentar as cartelas padronizadas e aprovadas pela Coordenação da Mostra de Cinema de Iguatu, respeitando os créditos dos realizadores e demais apoiadores e fazendo menção ao projeto Iguatu.Doc.

Fortaleza, 22 de abril de 2014.

Cesar Teixeira

Kamille Costa