Conheça nossos Projetos e Ações



Prefeitura Municipal de Iguatu
Secretaria da Cultura e Turismo

A Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu vem desempenhando um papel estratégico no que diz respeito à construção de políticas públicas, visando o desenvolvimento cultural sustentável deste município. Neste sentido, tem procurado integrar as políticas de cultura às demais políticas setoriais dando substância à transversalidade e à gestão participativa. Trata-se de uma tarefa permanente que está atrelada ao compromisso de reconhecer e difundir a participação popular como valor democrático e instrumento de gestão, bem como a disseminação da prática de processos de consultas públicas para os assuntos relacionados a estas políticas.
Missão

Desenvolver a Cultura e o Turismo no Município valorizando a identidade cultural, através de ações socioeducativas de incentivo as produções artísticas, promovendo o exercício de cidadania.
Visão de Futuro
A Secretaria da Cultura e Turismo ao final de dois anos terá contribuído significativamente com o desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural e turística do município.

Projetos e Ações da Secretaria da Cultura e Turismo

Programa Baião na Feira

O Baião na Feira é uma política de Salvaguarda ao Patrimônio imaterial de Iguatu, o Baião ritmo nordestino que difundiu por todo o mundo cantado por Luiz Gonzaga e por um de seus maiores parceiros o Iguatuense Humberto Teixeira, O palco do programa montado no meio da feira livre no maior espaço de convergência de diversas culturas recebe duplas de violeiros de renome da cidade e sanfoneiros pé de serra do iniciante até o profissional compondo essa celebração pela vida que é o Baião na Feira.
O Programa acontece todo penúltimo sábado do Mês em frente ao mercado municipal das 09h ao meio dia.


Projeto A Hora da Banda Passar

Visando a difusão das peças musicais tradicionais das bandas do interior do Estado do Ceará e preservando a tradição das bandas nesse contexto regional, a Banda de Música Maestro Manoel Ferreira Lima visita mensalmente espaços públicos de Iguatu como praças, escolas, igrejas, espaços culturais e etc com o intuito de incentivar o estudo pela música e valorizar a Banda Municipal levando a cada lugar visitado a alegria da música, durante o concerto é apresentado e debatido a respeito de cada peça musical executada.

Projeto Arena Musical

Proporcionando espaços culturais na programação da cidade a Arena Musical é um espaço alternativo para bandas independentes da cidade visando à promoção das produções culturais. Uma vez por ano bandas locais são escolhidas para receberem a produção da Arena Musical com acompanhamento técnico na produção da banda e ensaios abertos realizados no Teatro Municipal Pedro Lima Verde. O Programa acontece  Mês de Julho na Praça da Matriz.


Festival 27 de Março

O festival 27 de Março comemorado há 10 anos em Iguatu pelo Movimento dos Artistas de Teatro de Iguatu e atualmente compõe a programação cultural do município a Semana do Teatro assim popularmente conhecida engloba em sua programação ações de dança, teatro e música além de oficinas artísticas e fortalece a política de formação de platéia no Teatro Municipal Pedro Lima Verde.

 
Dia Nacional da Cultura

Todo Cinco de Novembro a cultura se prepara para comemorar o seu dia o Dia Internacional da Cultura é realizado em Iguatu em diversos espaços públicos com ações culturais locais de artistas da terra e são culminadas a noite no Teatro Municipal Pedro Lima Verde. O Dia Nacional da Cultura se tornou parte do calendário Cultural do município aglomerando todos os seguimentos presentes na cidade.

Programa Iguatu uma Cidade de Leitores

Programa implantado no ano de 2007 na primeira gestão do Prefeito Agenor Neto visando à difusão e a elevação do índice de usuários da Biblioteca. Atualmente o Programa Iguatu uma Cidade de Leitores é a maior política pública de incentivo a leitura, desencadeando várias ações o programa hoje conta com:

*      Chá Literário: Uma ação voltada para acadêmicos e estudiosos da literatura brasileira acontece trimestralmente no espaço da biblioteca onde em cada edição um autor brasileiro é homenageado e estudado sua vida e obra.

*      Sarau de Cordéis: Essa ação além de ser de incentivo a leitura é também uma política de Salvaguarda ao patrimônio Cultural da cidade a literatura de Cordel, também realizada trimestralmente o Sarau de cordéis homenageia um cordelista Iguatuense e é lançada uma obra em literatura de cordel de sua autoria, na noite de lançamento é aberto um espaço de debates a respeito desse segmento cultural e após isso são realizadas oficinas culturais de construção de cordel e xilogravura para alunos da rede municipal de ensino.

*      Bibliotur: Ação essa voltada para crianças da rede municipal e privada de ensino o Bibliotur visita semanalmente mais de duas escolas diferentes acompanhados do caixa estante que contem 200 livros da literatura infantil e uma contadora de histórias, ações como pintura de rosto e pintura de desenhos são realizadas durante a visita do Bibliotur.

*      Conto e Reconto: mais uma ação que compõe o Programa esse projeto visita a zona rural da cidade trabalhando diversas estratégias de incentivo a leitura como oficinas de teatro de bonecos, formação de grupos de leitura, contação de histórias, produções de textos e outros momentos que instiguem e eleve o índice de leitores em Iguatu.


Semana dos Museus

O projeto da Semana dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro dos Museus onde acontecem ações em todos os museus do Brasil tendo no Ceará uma maior articulação através do Sistema Estadual de Museu e em Iguatu realizado através do Museu da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira. Sempre realizado no Mês de Maio em Comemoração ao dia nacional dos museus a programação conta com palestras, seminários, visitas guiadas e debates a respeito da temática trabalhada anualmente.

Visitas Guiadas as Exposições do Museu da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira:

As visitas guiadas ocorrem mensalmente no espaço do próprio museu com o intuito de elevar o índice de visitação e serviços prestados a comunidade além de conscientizar a memória como essência primordial nas políticas públicas de cultura aproximando as relações entre comunidade e o museu ambos envolvidos nesse contexto de cidade e memória.

City Tour – Rota Histórica:

Essa ação acontece com alunos de escolas e grupos turísticos em visita a Iguatu a rota traçada remonta os espaços históricos ainda presentes na cidade servindo como referencia para os atos acontecidos de importância para o desenvolvimento de Iguatu. Lugares como Igreja Matriz, Largo da Telha e Estação Ferroviária são atraídos pela Rota Histórica da cidade.

Primavera dos Museus:

Outra ação realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus que acontece no segundo semestre no mês de setembro a Primavera dos Museus trabalha uma temática voltada para a difusão das políticas públicas em museus em todo o Brasil acontecendo em rede com todos os museus do Brasil associados ao IBRAM. Realizado em Iguatu no Museu da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira a programação atrai os diversos públicos da sociedade civil organizada principalmente crianças e adolescentes.

Palestras Educação Patrimonial “A Cidade e Sua Memória”

As palestras são mais uma ação de salvaguarda ao patrimônio cultural de Iguatu são abordadas temáticas de conscientização e construção da identidade cultural baseado nas manifestações culturais tradicionais expressas através de danças, festas, obras, arquitetura e outros modos de expressão ao longo dos anos principalmente no inicio da formação da cidade a fim de serem preservadas e difundidas, esse projeto visita escolas da rede estadual, privada e municipal de ensino.

Cine Telha:

O Cine Telha é uma ação do Programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura que visa elevar o número de salas de cinema em todo o Brasil. Em Iguatu o Cineclube acontece no Teatro Municipal Pedro Lima Verde todas as sextas as 19h30min e é realizado pela Associação Ortaet de Teatro juntamente com a Secretaria da Cultura e Turismo na programação consta com exibições de filmes brasileiros em sua maior parte do acervo da programadora Brasil e após os cineclubistas abrem um debate a respeito da obra cinematográfica apresentada.


Workshop musical

Os workshops na área de musica são realizados pela Escola de Música Popular Humberto Teixeira voltado para os alunos da escola e músicos locais mensalmente o auditório recebe um professor de música para abortar uma temática da musica brasileira visando incentivar o estudo pela música.

Reuniões Setoriais

Visando o estreitamento das relações entre o poder público e a sociedade civil a secretaria da cultura e Turismo reúne-se mensalmente com a classe artística por segmento cultural individualmente onde é debatido dificuldades, anseios e novas estratégias de difusão e sustentabilidade das práticas culturais como também são apresentados novas maneiras de captação de recursos e os projetos e programas que a prefeitura oferece como forma de inserção da referida classe artística nos programas e projetos já existentes em Iguatu.

Iguatu Junino
Compreende o Festival de Quadrilhas Juninas com a participação de grupos de quadrilhas juninas dos bairros e das escolas do Município, encontro de sanfoneiros e o autêntico forró pé-de-serra com sanfona, zabumba e triângulo, além da presença de artistas a nacional.

Iguatu Festeiro

Primeiro Festival Nacional de Quadrilha Junina fora de Época, a cada ano é definido um Tema para o evento: em 2005, com homenagem as Quadrilhas, 2007 com a temática Humberto Teixeira e homenagem aos 60 anos da música Asa Branca, 2008 com homenagem a Dr. Edson Gouvêa, 2009 homenagem a Patativa do Assaré e 2010 homenagem ao homem do campo, além dos Shows com Artistas Regionais e de Renome Nacional. O Iguatu Festeiro tem conquistado grande projeção nacional atraindo os maiores grupos de quadrilhas juninas de vários estados do Brasil garantido a cada ano o fortalecimento da cultura junina e o respeito à diversidade cultural tão latente no nosso país. 

Cidade da Criança
Com uma denominação de Cidade da Criança, é realizado o maior evento infantil do Estado do Ceara. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.
O evento conta com desfiles de crianças e jovens que participam dos programas sociais do município, que fez a abertura oficial das comemorações.
O evento conta com circos, parques de diversões, festival de picolé, balas, pipocas, ações sócio educativas e culturais, e ainda a realização de shows com atrações infantis a nível nacional.
A Cidade da Criança não é só show e brincadeiras, mas envolve um conjunto de ações de diversas pastas da administração municipal direcionadas às crianças, que participarão de oficinas, contações de histórias, teatro, sorteio de brinquedos, desfiles, ações esportivas, saúde, educativas, danceteria e outras. A Rádio Criança Cidadã também insere no evento uma programação voltada para o público presente, com a realização de entrevistas, músicas, campanhas de saúde e educacionais, realizadas pelas próprias crianças que fazem parte do projeto "Comunicadores Juvenis".
A Cidade da Criança é um evento da prefeitura de Iguatu, e é realizado nas mesmas instalações do Iguatu Festeiro, na Avenida Perimetral. No mês de outubro, toda uma programação voltada para o público infantil, esta disponível totalmente grátis.

Iguatu Natal de Luz

Proporcionando o desenvolvimento cultural Iguatuense através dos folguedos natalinos e difundindo as Tradições Culturais, Artísticas e Religiosas através das apresentações durante a Programação Cultural diária, Show’s Religiosos, Show’s Musicais  com artistas regionais e de renome Nacional, Apresentação de Pastoril, além da Decoração Natalina em toda a cidade, além das casas temáticas que ilustram os festejos natalinos como a Casa do Papai Noel, Casa da Barbie, Núcleo Integrado da Criança e do Adolescente, Fabrica Iguatuense de Soldadinhos de Chumbo, Galeria da Disney e a Exposição 100 Trilhos em homenagem ao centenário da Estrada de ferro em Iguatu.
Nos últimos dois anos o Iguatu Natal de Luzes atraiu a imprensa Nordestina com o Grande Desfile “A Magia do Natal” (2009) e “Um Show de Natal” (2010) o evento acontece nos meses de Dezembro e estendesse até Janeiro.