Equipamentos e Espaços Culturais


Banda de Música Municipal
Maestro Manoel Ferreira Lima

Criada em 22 de julho de 1970 e denominada Maestro Manoel Ferreira Lima em 26 de julho de 1982, com o objetivo de oferecer formação musical necessária ao desenvolvimento das potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, além de desempenhar um papel de congregar a comunidade nos seus momentos solenes e de lazer.
Cumpre um papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo e mantém-se como guardiã da tradição musical em nosso município.
A Banda de Música Maestro Manoel Ferreira Lima é composta por 30 integrantes e coordenada pelo Maestro, Francisco Prudêncio, sendo convocada para todas as solenidades importantes do município seja públicas ou particulares. Além das apresentações o maestro da Banda desenvolve cursos gratuitos para a comunidade, com os instrumentos de sopro e iniciação a teoria musical.
Com o aprimoramento dos estudos e aquisição de novos instrumentos a Banda tem ganhado o reconhecimento da população de modo geral.
Atualmente desenvolve o Projeto A Hora da Banda Passar levando alegria a jovens, adultos e idosos o prazer de escutar e ver a banda da cidade.

                                Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto

Fundada na Década de 02 de Fevereiro de 1963 é um equipamento localizado na avenida Dr. João Pessoa próximo a Igreja Matriz, ao longo de 50 anos de serviço prestados a comunidade, diversos projetos e ações têm sido desenvolvidos com o objetivos de democratizar cada vez mais o acesso ao livro e leitura em Iguatu.
A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 08.000 titulos em todas as areas de conhecimento, oferece os serviços de consultas orientadas, pesquisas para diversas finalidades, empréstimos domiciliares, reservas, computadores para pequisas em internet bem como aréa livre de internet, acervo em brailler e uma biblioteca infantil.
Biblioteca Pública do
Distrito de José de Alencar

Criada no dia 27 de dezembro de 2000, a Biblioteca Pública Municipal do Distrito de José de Alencar tem o objetivo de garantir o acesso da comunidade rural a um equipamento cultural que propicie através do acesso aos livros o desenvolvimento intelectual da comunidade, Desde 2006 o município tem disponibilizado acervo bibliográfico e profissional habilitado para atendimento ao público, assim como desenvolvido ações que aproxime a comunidade desse bem cultural tão importante para a melhoria a qualidade de vida da população.

Museu Iguatuense da Imagem e do Som 
Francisco Alcântara Nogueira

Em 24 de abril de 1989, a partir da lei nº. 016/89 foi criado o Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira em reconhecimento ao Professor Francisco Alcântara Nogueira - ilustre intelectual da terra. Somente em 15 de abril de 1995 aconteceu a solenidade de inauguração do MIS, com a doação do prédio “Edifício Ana Bezerra Moreira,localiza-se na rua 13 de maio, S/N, onde funciona até hoje. O MIS tem por finalidade possibilitar a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade por meio de seus bens materiais, através da documentação de materiais fotográficos, cinematográficos, televisivo, jornalístico, entre outros que asseguram as gerações futuras o legado de sua herança cultural.
As exposições passaram por uma nova curadoria recentemente em 2010 organizando as exposições nos seguintes momentos: O primeiro está organizado com um vasto acervo iconográfico e audiovisual que retrata a história das rádios , jornais e filhos ilustres de Iguatu contados com fotos, documentos e objetos que compõem o patrimônio musical do município. Recentemente foi criado o espaço Humberto Teixeira que conta com a Exposição: 30 anos de Saudades do Dr. do Baião e consta com um acervo iconográfico inédito de Humberto Teixeira além de um vasto acervo musical com todas as musicas compostas por Humberto Teixeira, existe também a Exposição da Imagem e do Som de Iguatu que consta com rádios, televisões e outros equipamentos de comunicação e cinema como máquinas de projeção e películas.
Complexo Turístico do Trussu

Espaço criado às margens do Açude Trussu, o complexo Turístico é mais uma opção de Lazer para a sociedade Iguatuense onde atrai os visitantes nos fins de semana atraídos pelas águas do Açude que abastece a cidade o complexo gera economia para os comerciantes locais além de proporcionar e diversificar os pontos turísticos da cidade.
O complexo também recebe eventos e confraternizações da cidade como encontros e seminários e outras atividades diversas.

Escola de Música Popular
Humberto Teixeira

Escola de Musica Popular em Iguatu traduz para toda a região do Centro Sul e Vale do Salgado um importante marco de desenvolvimento cultural que propiciará a formação e a valorização dos artistas na área musical. 
Projeto idealizado pelo Prefeito Agenor Gomes de Araujo Neto, que buscou desde 2005, o apoio financeiro junto ao Ministério da Cultura e a FUNARTE. objetivando propiciar a população com o acesso a um equipamento cultural estruturado com ambientes projetados para atividades artísticas musical.
A Escola de Música Popular de Iguatu tem como finalidade formar jovens instrumentistas, fomentar o prazer da música no cotidiano da sua população e revitalizar a cultura musical do município que é referencia no Brasil e no exterior através de seus filhos ilustres.
O prédio onde funciona a Escola dispõe de 16 salas incluindo biblioteca, um auditório com capacidade para 100 pessoas, uma secretaria, um almoxarifado
, um Banco de Partituras, uma cantina e 10 salas de aula para realização de oficinas, mini-cursos, simpósios, seminários, sala de Audição Musical, e instrumentos de cordas, sopro e percussão que possibilita a formação adequada a todos que buscarem desenvolver suas habilidades e vocação musical.

                      Escola de Música Erudita 
Maestro Eleazar de Carvalho

Em homenagem a uma das maiores representações culturais da cidade a escola tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento musical da cidade bem como promover a inclusão cultural por meio do ensino da música e atividades de formação de platéia. A escola tem sede na Praça da Matriz em um casarão centenário e oferece cursos de Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contra Baixo e ainda aulas de canto coral. 

        Núcleo de Artes Educação e Cultura 
Dr. Edson Luiz Cavalcante Gouvêa

Inaugurado em maio de 2008 tem suas atividades desenvolvidas principalmente com crianças e adolescentes. Além das atividades realizadas nas suas dependencias, desenvolve parcerias com grupos independentes da cidade para realização de ensaios, oficinas e palestras de cunho artistico cultural.
O NAEC contra com 03 salas climatizadas para ensaios, encontros e oficinas, o Teatro Municipal Pedro Lima Verde com capacidade para 250 pessoas uma recepção, um palco externo - PALCO ASA BRANCA e um galpão externo de artes plásticas e visuais.