quarta-feira, 17 de agosto de 2011


A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas de políticas universais nas mais diversas áreas. Parte dessas conquistas deve-se a um outro marco importante desse processo que foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
Em 2011, estamos nos preparando para a  2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios.
Em Iguatu, o Conselho Municipal de juventude junto a Secretaria do Esporte e Juventude realizarão nos dias 12 e 13 no Teatro Municipal Pedro Lima Verde de setembro a 2ª Conferência Municipal de Juventude que tem como tema geral “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. e será dividido nos seguintes eixos:
I – Pela Garantia do Estatuto da Juventude
II – Por um Sistema Estadual e Nacional de Juventude
III – Avaliando as Políticas Publicas de Juventude de Iguatu.

Em Iguatu, os avanços para a juventude são significativos desde a realização da 1ª Conferência Municipal em 2009, priorizando as políticas destacadas nas discussões da etapa municipal o Prefeito Agenor Neto tem procurado trazer equipamentos e ações voltados para o desenvolvimento da geração jovem de Iguatu, um desses exemplos é a construção de quadras poliesportivas em diversos bairros da cidade, a construção da praça da Juventude na COHAB, a preparação do jovem através de cursos de qualificação e programas diversos nos mais diferentes aspectos, saúde, educação, lazer, trabalho, entre outros. Lembra o Presidente do Conselho Municipal de Juventude Idevan Martins

Agora, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova discussão aconteça e defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.
Para democratizar a participação na 2ª Conferência Municipal de Juventude, a comissão organizadora está realizando um mapeamento de todos os grupos e instituições existentes no município que trabalhem políticas juvenis e que estejam em atividades há pelo menos 06 meses e a partir daí realizar o credenciamento de participantes e delegados para a conferência. Os grupos que desejarem participar desse momento, devem preencher um cadastro no período de 22 a 26 de agosto de 2011 na sede da Ouvidoria do Município situada na Pça. da Matriz, em horário de 7:30hs as 11:30hs e de 13:30hs às 17:30hs.

Não fique de fora desse debate!

Mais informações através dos telefones e e-mails abaixo:
Sec. do Esporte e Juventude: 88 3581-1258
Idevan Martins (Presidente do CMJ): 9205-2298  idevan2006@yahoo.co.br
Eloneudo Oliveira (COM): 9421-5364/9699-9937 eloneudoo@yahoo.com.br


Por Eloneudo Oliveira