sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De Iguatu para França – Iguatu exporta Músicos


O Governo do Estado do Ceará através da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Conservatório de Artes Integradas de Briançon (CEAB), na França, e a Comunidade de municípios da região de Briançon oferecerá a oportunidade a jovens músicos instrumentistas cearenses para estudarem em Briançon, durante o ano letivo (de setembro 2010 à junho 2011) tendo como objetivo a preparação do diploma de nível médio: "Certificat de fin d'études musicales". Estes jovens serão recebidos pela Comunidade de municípios da região de Briançon, em particular por família voluntárias e pelo CEAB. Com objetivo de Aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical,transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes,oferecer os meios materiais de manutenção dos jovens, estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens e as famílias francesas e estimular a formação de músicos clássicos profissionais.

O Exame de pré-Seleção foi realizado em Fortaleza: nos dias 29 e 30 de outubro na UECE se candidataram jovens cearenses ou residentes no Ceará, nascidos nos anos 1989, 1990, 1991 e 1992.

Nessa oportunidade participaram os músicos Marcos Leite Machado(Violino) e Ítalo Rafael Nogueira (Violoncelo) alunos da escola de música erudita Maestro Eleazar de Carvalho, a força de vontade e o estudo intenso da música os levaram ao longe, atualmente na cidade os jovens músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho encanta a todos os apreciadores da boa música, mais uma vez de Iguatu para o mundo, o mesmo que aconteceu com Humberto Teixeira, Eleazar de Carvalho e Evaldo Gouvêa, as novas gerações de músicos não deixam a desejar e mantém a tradição de levar a música de Iguatu para o mundo.

Desde já a sociedade Iguatuense deseja Sorte, força de vontade nessa nova conquista da vida de vocês. O primeiro passo foi a escola de música Eleazar de Carvalho e a partir daí cada um segue seu próprio rumo, para outros estados, universidades e instituições:

Francisco Nogueira Dantas: Conservatório Musical de Tatuí – São Paulo

Camila Silva: Escola de Música Municipal de São Paulo

Everton Praxedes de Souza: Universidade Federal da Paraíba

Matheus Leite Machado: Universidade Federal do Ceará

Boa Sorte e que vocês consigam representar bem a musicalidade Iguatuense